Mensageiro do Vento

Certa vez tive a ideia de simular no computador um mensageiro do vento (wind chime em inglês), passei algum tempo analisando um objeto mas não consegui estabelecer um modelo preciso. O problema foi na matemática, eu não tinha embasamento suficiente e por isso decidi adiar a ideia.

Mas no verão de 2010, depois estudar física e geometria analítica, resolvi dedicar algum tempo nesse projeto. Ele foi criado em C++ com OpenGL e uma foto da janela do meu apartamento. Na parte de física usei vetores para calcular as forças e acelerações envolvidas (com a segunda lei de Newton) sobre as partes que compõe o mensageiro dos ventos. Cada pedaço é tratado como uma partícula que está presa a uma “corda” com a outra extremidade fixa. Quando uma força é aplicada, a partícula só se moverá até onde a corda permitir, comportando-se como um oscilador.

Já na parte de computação gráfica usei shaders para calcular a luz por pixel nos objetos, multisample para suavizar as formas e filtros de textura para a imagem de fundo.

No princípio o objetivo era que o programa fosse multiplataforma, por isso toda chamada referente ao sistema operacional foi isolada e encapsulada. Mas por falta de tempo só a versão para Windows foi desenvolvida.

Ferramentas usadas no desenvolvimento: compilador MingW e IDE Eclipse com o plugin CDT.
O código fonte é distribuído sob a licença LGPL (Lesser GNU Public License).

 

Download WindChime – executável para Windows
Download WindChime – código fonte (inclui zlib e pnglib)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: